Blogger Template by Blogcrowds.


Ao longo dos meus trinta anos tenho me esforçado para te acompanhar. Acompanhar seu ritmo frenético de fazer acontecer, ter a mesma vontade de SER. Raras vezes consigo ter essa liberdade nata em você. Aprendi nas vezes passadas a cuidar de ti e luto desta vez para não ter vontade de controlar-lhe. Sua liberdade ainda me assusta, mas definitivamente faz parte de muitas de suas qualidades que admiro. Você, por sua vez, não faz parte do que foi delineado como típica mãe, mas com o tempo entendi que você é mãe da sua maneira. Suas lições não declaradas fazem parte das caracteristicas que me fizeram ser como sou. Destemida, corajosa, lutadora, transparente e digna. São algumas delas que você me presenteou. Grande parte do que você gosta em mim, aprendi contigo. Amar. Aprendi a amar todos sem preconceito como você sempre o fez, aprendi a olhar o ldo positivo das situações como vocie faz na maioria das vezes. Com seus defeitos também aprendi. Descobri que antes de ser mãe você é um ser humano e tem vida própria. Hoje, admiro sua coragem. Me sinto especial por ser parte de ti, consigo buscar em seus braços o meu maior conforto. Estes que sempre estiveram a minha disposição e de quem tanto fugi tentando parecer forte, mas minha maior força veio de você. Se Almadóvar soubesse sua história com certeza faria um filme "tudo sobre a mãe dela". Você é digna de aplausos, pois é uma pessoa de verdade, daquelas que não vemos muito hoje em dia, raras que não fazem questão de serem perfeitas, que vivem sua vida plenamente. Isso eu não herdei de ti mas tenho esperanças que esteja em meu dna e aflore qualquer hora dessas.
Hoje entendo que não tentar fazer de você um esteriótipo é mais inteligente, pois tenho a mãe mais especial que já conheci. Não como as demais, e sim uma de verdade, a minha. A bela, verdadeira, humana.
Seus braços são o melhor lugar do mundo para mim. Sua voz é a melhor de ouvir. Agora sei que você é muito mais forte do que eu imaginava, e quando eu mais precisei do seu controle você o exerceu. Sinto em você toda a proteção que necessito. Mesmo que você não possa me proteger das fatalidades da vida, você se tornou a minha base para superá-las pois me ensinou a ser quem sou.
Tenho orgulho de ti, amo-te plenamente.
Feliz aniversário mãe.

Essa música é para você:

12 comentários:

... Só o amor me ensina onde vou chegar...

Acho que é dom das mães, algo cósmico uterino que desdobra o amor em todas as receitas da vida, nos exemplos improváveis, nas exortações enérgicas, na ternura dos abraços, na força.

O seu texto, Flor, está muito bonito.

Parabéns à sua mãe.
E parabéns à você por deixar manifestar a genética materna que melhora o mundo!!

Abraços,
Michele

16/10/2008, 12:51  

Este comentário foi removido pelo autor.

16/10/2008, 12:51  

Este comentário foi removido pelo autor.

16/10/2008, 13:50  

Flor,

Deveria falar do seu texto, mas tive vontade de dizer como me sinto (olha que egoísmo!)

Karen, sabe que tenho algumas dificuldades de relacionamento com minha mãe - já comentei alguma coisa quando esteve em minha casa. Principalmente depois que resolvi voltar para a casa dela, não é? Mas, na verdade, nunca achei que encontraria aquele colo de mãe que ouço tantas pessoas relatarem.

Só que, depois de ler o post da Pati e agora o seu, senti uma vontade enorme de escrever sobre a minha mãe. Simulei rapidamente minha vida sem ela, ou sua partida dessa vida sem que ela saiba o que sinto realmente por ela; desde minha irritação com seus preconceitos gratuitos até minha admiração gigante pela disposição e honestidade imaculados. E sofri muito com a possibilidade.

Somos duas arianas, duas mandonas, duas explosivas. Mas lutamos para não nos enxergamos uma na outra.(???). Quem explica? Freud??

Ela, como sua mãe, não é nada convencional, mas em outros aspectos diferentes da sua história com sua genitora.

Vc me fez ter vontade de dizer a ela o quanto preciso de seu exemplo para ser a mãe que tenho sido e desejo ser. Porque tenho certeza do orgulho que ela tem por nos ter criado como criou. E, nisso, quero ser exatamente como ela.

Obrigada por me despertar.

Adoro você.

16/10/2008, 13:54  

Flor,
Linda homenagem. Parabéns para sua mãe.
Creio que vc tenha sentido que cada um dá aquilo que consegue, né? E focar no melhor que o próximo consiga doar de si é enxergar o melhor de si mesmo. Que bom que és assim. Que tens esse olhar para o bem.
Bjs.

PS: estou bem.

17/10/2008, 09:45  

As minhas 3 queridas,

realmente mãe é uma coisa difícil de explicar...eles são nossa maior base, mas principalmente para as mulheres, são nosso maior conflito.
Mas, penso que no fim das contas, quando passamos a régua, é perceptível que o amor delas é o amor mais sincero desse mundo.

fico feliz que minha homenganem tenha desperto algo tão bom em vcs.
e obrigada pelos parabéns para minha mãe!

bjs

17/10/2008, 10:49  

lindas palavras, linda homenagem.
lindas, vcs.
feliz aniversário para a mama!
:-)

17/10/2008, 13:07  

Que linda declaração de amor para sua mãe... que linda!!! Beijos, Fê.

17/10/2008, 17:04  

que linda declaração de amor!
feliz aniversário pra sua mãe.
um beijo ;*

17/10/2008, 19:12  

Tata, Fe e Line,
Obrigada pelo carinho, por mim e por ela.
bjs

18/10/2008, 02:54  

MINHA FILHA LINDA E ADORADA!

FIQUEI MUITO EMOCIONADA E AGRADECIDA COM SUA HOMENAGEM, VOCÊ É MUITO GENEROSA, NÃO SEI SE MEREÇO TUDO ISSO MESMO!!! MAS O QUE ME IMPORTA É QUE SENTI MUITA SINCERIDADE EM SUAS PALAVRAS, E ISSO VINDO DE VOCÊ É MUITO ESPECIAL PARA MIM.
SOU MUITO PREVILEGIADA DE TER VOCÊ COMO FILHA, PORQUE ADMIRO SUA BUSCA E ESFORÇO DIÁRIO PARA SER UM SER HUMANO MELHOR, FATO ESSE QUE NEM SEMPRE AS PESSOAS DÃO A DEVIDA IMPORTANCIA, SÓ PENSANDO MESMO NO ACÚMULO E REALIZAÇÕES MATERIAIS.
ESSE É E SEMPRE SERÁ O MEU MELHOR PRESENTE, É ISSO QUE FAZ COM QUE OS ERROS (E ACERTOS TAMBÉM)QUE TIVE E TENHO COM VOCÊ VALHAM À PENA, POIS ESSA MENSAGEM QUE TE PASSO, ÀS VEZES ATÉ SEM QUERER, DE SER AUTÊNTICA, SINCERA E DIGNA, EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, TEM SEU PREÇO, POIS SABEMOS QUE NA MAIORIA DAS VEZES SOMOS IMCOMPREENDIDOS, ROTULADOS,ETC..NÃO É?
POIS PARA A MAIORIA DAS PESSOAS É MUITO MAIS FÁCIL SE ENQUADRAR E CONCORDAR COM TUDO PARA SER MAIS ACEITO,DO QUE ENFRENTAR AS SITUAÇÕES DE FRENTE, ISSO INDEPENDENTE DA TRIBO!
MUITO OBRIGADA!
TE AMO MUITO, E LEMBRE-SE QUE ESTOU AO SEU LADO PARA O QUE DER E VIER!
BEIJOS
MAMY

18/10/2008, 11:41  

Nossa, que emoção você aqui Mamy!
Conseguiu enfim comentar heim?

Eu te amo tb, obrigada por tudo. Prefiro ter aprendido a enfrentar o mais difícil da vida com vc, pq o mais fácil, é mais fácil neh?


bjs

18/10/2008, 12:33  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial