Blogger Template by Blogcrowds.

muito além do que se vê.


, originally uploaded by yosigo!!!.

Em determinados momentos, quando Joana se olha, percebe que mesmo tanto tendo mudado, volta e meia reeprende-se com alguns poucos antigos pensamentos. Mesmo o ato de orgulhar-se do desprendimento familiar, aquele, sanguíneo que obrigatoriamente a fazia chamá-los de família, tornava-se contraditório até para si mesma. Não era nada particular, somente pelo fato de Joana ter se acostumado assim desde pequena. Entre confusões adutlas sobre quem reclamou o que de quem, ela sempre tivera seu olhar voltado a aquele que sempre foi o seu amigo. Até mesmo quando ele não era dono da razão. As vezes, ela, sentada no balanço que ele mesmo construiu, pensava "pra que complicam tanto?". O tempo passou e ela se tornou um deles. Adulta.
Agora sim, ela sentia na pele que nada é mais difícil que a simplicidade.
De uma coisa, Joana ainda tem razão sim: é possível escolher a família, no seu caso, são todos aqueles com os quais ela faz questnao de estar, de falar, os que ela sente saudades de verdade, mesmo que não sempre se vejam, faz parte desta família, os que moram longe, os que falam um outro idioma, os ãque do uma bronca de vez em quando, os que ligam mesmo sabendo que ela não gosta de falar ao telefone, e quando ouvem sua voz meio mau humorada, ficam felizes somente por ouví-la, aqueles a quem ela as vezes também falha, e com ela falham, mas o carinho nunca se perde. Aqueles que estão sempre com ela, aquele, o mais novo na família e tão amado, que dela cuida, aqueles com quem ela ri, aqueles que a conhecem até pelo olhar. Raros deles consanguíneos.
A maioria, do coração. Entre eles, a semelhança de que esta paisagem, quando olhada representa tudo aquilo além do que se vê.
Da obrigatoriedade, quando ela não se via nas fotos das últimas comemorações e sentia um aperto no peito. Saudade do tempo que ele estava aqui, e ela gostava de estar entre eles, sentia-se em casa, como deveria ser.

3 comentários:

Pois é,Flor Colorida,
Joana sabe que a família a gente pode escolher sim, porque os laços que unem as pessoas,unem muito além do que se vê!
E é simples assim.

Sopro de Eves!!

31/08/2009 23:44  

Amiga,
me desculpe por desta vez não entender nada?
Nada,nem do jeito errado.
A palavra da vez é solidão,q estranho,antes eu gostava.Mas tenho conciencia q a proxima pode ser alegria.Pq a vida é assim mesmo,né?
beijos pink fluor,rs

01/09/2009 22:17  

Que frase massa: "nada é mais difícil que a simplicidade". E não é que é mesmo. Ser simples é um processo, uma luta diária. Muito bom!

Também tenho esse sentimento de coração pequenininho, quando vejo fotos de comemorações, onde eu não estou.

Também me pego, volta e meia, me repreendendo por pensamentos que eu não deveria, ou não queria ter mais.

Também escolhi uma família. E, vc, apesar de longe, tenha certeza: faz parte dela.

Um beijo e uma energia forte e muito carinhosa para você (sentiu?).

03/09/2009 07:40  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial